Lençóis Paulista, São Paulo, Brazil
Nasceu na cidade de Botucatu - SP no dia 30 de julho de 1974. Foi ordenado presbítero nos dia 23 de abril de 1999 pela imposição das mãos do então Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo. Foi designado pároco na Paróquia N.Sra. dos Remédios no município de Anhembi - SP onde exerceu seu ministério de junho de 1999 a junho de 2004. Desde 06 de junho de 2004 é pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo de Lençóis Paulista - SP.

DÁ UMA ESPIADINHA!

LER DÁ ALEGRIA!

Internautas

Novo designe do meu blog. Espero que gostem.

Aqui encontrarão tudo que possam imaginar.
Gosto de opinar sobre diversos assuntos.
Você também pode opinar sobre os temas apresentados.
Comentem.
Abraço
CM

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SÃO JERÔNIMO, O SANTO DA CROÁCIA


Amados irmãos e irmãs
Hoje estamos comemorando litúrgicamente São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.
Seu papel foi fundamental na história do Cristianismo por ser responsável
pela tradução das Sagradas Escrituras para o latim.

" São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, nasceu na Dalmácia, onde hoje é a Croácia, por volta do ano 340. Tendo herdado dos pais pequena fortuna, utilizou-a para realizar sua vocação dedicando-se profundamente aos estudos. Em virtude disso, viajou para Roma, onde estudou com os melhores mestres de Retórica da época.
Aos 25 anos de idade foi batizado pelo Papa Libério; logo em seguida, viajou à Síria, onde viria a conhecer e praticar o rigor da vida monástica vivida no Oriente. Nesse país prestou serviços relevantes ao bispo Paulino, que quis ordená-lo sacerdote. No entanto, Jerônimo não sentia vocação à atividade pastoral e praticamente não exerceu o ministério sacerdotal. Tendo que optar entre sua vocação inata de escritor e o chamamento à ascese monacal, encontrou a conciliação entre estes extremos que marcaria o caminho de sua vida: seria um monge, mas um monge para quem o retiro era ocasião de dedicação total aos estudos.
Dentro dessa vocação, tendo em vista a extraordinária inteligência, estudou hebraico e aperfeiçoou seus conhecimentos do grego para poder compreender melhor as Sagradas Escrituras nas línguas originais.
Por convite do Papa Dâmaso, foi chamado a Roma, onde viria a ser secretário particular do Santo Padre, recebendo a tarefa de traduzir a Bíblia para o latim.
A tarefa que São Jerônimo começou em Roma iria durar praticamente por toda a vida. O conjunto de sua tradução da Sagrada Escritura para o latim chamou-se “Vulgata”e foi o texto mais utilizado pela Igreja nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento; só mudando essa realidade, ultimamente, por conta das novas traduções. Na tradução, São Jerônimo revela agudo senso crítico, amor incontido pela Palavra de Deus e riqueza de informações sobre os tempos e lugares relativos à Bíblia.
Já no fim de sua vida, triste por certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, vivendo como monge, continuou, até a morte, seus estudos e trabalhos bíblicos, vindo a falecer no ano de 420. São Jerônimo foi vigoroso, inteligente e de temperamento indomável. Foi declarado Padroeiro dos Estudos Bíblicos e o “Dia da Bíblia” foi estabelecido exatamente no último domingo de setembro em homenagem à data de sua morte.
Dentre as frases desse grande santo da Igreja mais conhecidas está: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”.
 Assim, nesse dia, vale a pena lembrar o desejo do Santo Padre Bento XVI de estar levando toda a Igreja a animação  bíblica da pastoral. Segundo o Santo Padre, "o Sínodo (da Palavra) convidou a um esforço pastoral particular para que a Palavra de Deus apareça em lugar central na vida da Igreja, recomendando que se incremente a pastoral bíblica, não em justaposição com outras formas de pastoral mas como animação bílbica da pastoral inteira." (Verbum Domini, 73). O Papa Ratzinger continua seu raciocínio dizendo que "não se trata simplesmente de acrescentar qualquer encontro na paróquia ou na diocese, mas de verificar que, nas atividades habituais das comunidades cristãs, nas paróquias, nas associações e nos movimentos, se tenha realmente a peito o encontro pessoal com Cristo que Se comunica a nós na sua Palavra" (Verbum Dei, 70).
Desse modo, em todas as instâncias de pastorais, movimentos, associações e serviços que compõe o montante de atividades na comunidade dos fiéis, tenham a ousadia de ordinariamente implantar uma  animação bíblica que se torne entre todas essas realidades uma Pastoral Bíblica cheia de vida e entusiasmo que leve o maior número de pessoas ao conhecimento da Pessoa de Cristo, Nosso Mestre e Verbo Eterno do Pai. Precisamos iniciar num trabalho fecundo por esse pedido papal.
Abraço fraterno
Côn. Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.