Lençóis Paulista, São Paulo, Brazil
Nasceu na cidade de Botucatu - SP no dia 30 de julho de 1974. Foi ordenado presbítero nos dia 23 de abril de 1999 pela imposição das mãos do então Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo. Foi designado pároco na Paróquia N.Sra. dos Remédios no município de Anhembi - SP onde exerceu seu ministério de junho de 1999 a junho de 2004. Desde 06 de junho de 2004 é pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo de Lençóis Paulista - SP.

DÁ UMA ESPIADINHA!

LER DÁ ALEGRIA!

Internautas

Novo designe do meu blog. Espero que gostem.

Aqui encontrarão tudo que possam imaginar.
Gosto de opinar sobre diversos assuntos.
Você também pode opinar sobre os temas apresentados.
Comentem.
Abraço
CM

sábado, 1 de outubro de 2011

NO LUGAR E HORA ERRADA

VIRTUDES CARDEAIS

?

SEGURA FIRME SENÃO CAI

NÃO DIGA NÃO AO PANDA

A RELIGIÃO DA PALAVRA

 Amados irmãos e irmãs
O artigo da jornalista Mirticeli Medeiros nos ajuda a mais uma reflexão sobre nosso seguimento a Cristo. Boa Leitura!

"Na exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, o Papa Bento XVI salienta que “o cristianismo não é a religião do livro”

“O cristianismo não é a religião do livro”, afirma Bento XVI na exortação apostólica pós-sinodal  Verbum Domini, publicada em 30 de setembro de 2010, dia de São Jerônimo. O que o Santo Padre quis dizer com uma frase tão forte e ao mesmo tempo tão desafiadora?
O biblista italiano que participou do Sínodo dos bispos sobre a Palavra de Deus em 2008, padre Giorgio Zevini, responde a este questionamento detalhando o que o Santo Padre considera a essência da relação entre Igreja e Sagrada Escritura.
“O cristianismo é a religião da Palavra de Deus, e não do livro, não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivente. No início do cristianismo não existia uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá vida e horizonte e, com isto, a direção decisiva”, explicou.
“Ler além do que está escrito”
A difusão de uma doutrina fundamentalista que diz basear-se na Sagrada Escritura sempre preocupou a Igreja Católica. O Papa Bento XVI durante o discurso proferido aos luteranos, na sua ultima viagem apostólica internacional à Alemanha chegou a afirmar: “Trata-se de um cristianismo de escassa densidade institucional, com pouca bagagem racional, sendo ainda menor a bagagem dogmática, e também com pouca estabilidade”. (Discurso de Bento XVI aos membros da Igreja Evangélica Alemã, 23 de setembro de 2011). O biblista também fez referências ao que o Pontífice considera uma verdadeira hermenêutica da fé, ou seja, a interpretação da fé.

“O papa, falando da interpretação da Sagrada escritura insistiu muito sobre a exegese teológica, que valoriza não somente o sentido literal do texto, mas também o sentido espiritual, através do Espírito Santo, o verdadeiro exegeta das Sagradas Escrituras. È decisivo colher a passagem entre letra e espírito, sublinhando uma unidade interna de toda a Escritura, para uma correta hermenêutica da fé”, salientou.
Anunciar a Palavra: missão de todos

 A missão da Igreja Católica é anunciar a Palavra de Deus. Não existe um “grupo restrito de anunciadores”, mas aquilo que é tarefa dos bispos, padres e diáconos é também tarefa de cada cristão. Padre Zevini fala como na terceira parte do documento chamado de Verbum Ecclesia, o Pontífice traz orientações precisas sobre a evangelização.
´A palavra de Deus envolve todos os cristãos: todos somos servos e anunciadores da Palavra. Não somos só destinatários da revelação divina, mas também portadores aos outros da Palavra de Salvação, já que esta é para todos. Naturalmente isto exige que nos deixemos envolver pessoalmente pela Palavra de Deus, conhecendo-a e fazendo-a germinar dentro de nós sob a direção do Espirito Santo´, disse".

Abraço fraterno
Côn. Marcelo

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SÃO JERÔNIMO, O SANTO DA CROÁCIA


Amados irmãos e irmãs
Hoje estamos comemorando litúrgicamente São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.
Seu papel foi fundamental na história do Cristianismo por ser responsável
pela tradução das Sagradas Escrituras para o latim.

" São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, nasceu na Dalmácia, onde hoje é a Croácia, por volta do ano 340. Tendo herdado dos pais pequena fortuna, utilizou-a para realizar sua vocação dedicando-se profundamente aos estudos. Em virtude disso, viajou para Roma, onde estudou com os melhores mestres de Retórica da época.
Aos 25 anos de idade foi batizado pelo Papa Libério; logo em seguida, viajou à Síria, onde viria a conhecer e praticar o rigor da vida monástica vivida no Oriente. Nesse país prestou serviços relevantes ao bispo Paulino, que quis ordená-lo sacerdote. No entanto, Jerônimo não sentia vocação à atividade pastoral e praticamente não exerceu o ministério sacerdotal. Tendo que optar entre sua vocação inata de escritor e o chamamento à ascese monacal, encontrou a conciliação entre estes extremos que marcaria o caminho de sua vida: seria um monge, mas um monge para quem o retiro era ocasião de dedicação total aos estudos.
Dentro dessa vocação, tendo em vista a extraordinária inteligência, estudou hebraico e aperfeiçoou seus conhecimentos do grego para poder compreender melhor as Sagradas Escrituras nas línguas originais.
Por convite do Papa Dâmaso, foi chamado a Roma, onde viria a ser secretário particular do Santo Padre, recebendo a tarefa de traduzir a Bíblia para o latim.
A tarefa que São Jerônimo começou em Roma iria durar praticamente por toda a vida. O conjunto de sua tradução da Sagrada Escritura para o latim chamou-se “Vulgata”e foi o texto mais utilizado pela Igreja nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento; só mudando essa realidade, ultimamente, por conta das novas traduções. Na tradução, São Jerônimo revela agudo senso crítico, amor incontido pela Palavra de Deus e riqueza de informações sobre os tempos e lugares relativos à Bíblia.
Já no fim de sua vida, triste por certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, vivendo como monge, continuou, até a morte, seus estudos e trabalhos bíblicos, vindo a falecer no ano de 420. São Jerônimo foi vigoroso, inteligente e de temperamento indomável. Foi declarado Padroeiro dos Estudos Bíblicos e o “Dia da Bíblia” foi estabelecido exatamente no último domingo de setembro em homenagem à data de sua morte.
Dentre as frases desse grande santo da Igreja mais conhecidas está: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”.
 Assim, nesse dia, vale a pena lembrar o desejo do Santo Padre Bento XVI de estar levando toda a Igreja a animação  bíblica da pastoral. Segundo o Santo Padre, "o Sínodo (da Palavra) convidou a um esforço pastoral particular para que a Palavra de Deus apareça em lugar central na vida da Igreja, recomendando que se incremente a pastoral bíblica, não em justaposição com outras formas de pastoral mas como animação bílbica da pastoral inteira." (Verbum Domini, 73). O Papa Ratzinger continua seu raciocínio dizendo que "não se trata simplesmente de acrescentar qualquer encontro na paróquia ou na diocese, mas de verificar que, nas atividades habituais das comunidades cristãs, nas paróquias, nas associações e nos movimentos, se tenha realmente a peito o encontro pessoal com Cristo que Se comunica a nós na sua Palavra" (Verbum Dei, 70).
Desse modo, em todas as instâncias de pastorais, movimentos, associações e serviços que compõe o montante de atividades na comunidade dos fiéis, tenham a ousadia de ordinariamente implantar uma  animação bíblica que se torne entre todas essas realidades uma Pastoral Bíblica cheia de vida e entusiasmo que leve o maior número de pessoas ao conhecimento da Pessoa de Cristo, Nosso Mestre e Verbo Eterno do Pai. Precisamos iniciar num trabalho fecundo por esse pedido papal.
Abraço fraterno
Côn. Marcelo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SÓ ELE TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA




 O artigo que intitulo "Só Ele tem Palavras de Vida Eterna", quer iniciar uma série de outros artigos que possam estar levando o internauta a saborear alguns aspectos relevantes do documento e, com certeza, o impeto espiritual de ler a Exortação pós-Sinodal do Santo Padre. A escrita que agora terão oportunidade de ler é da jornalista  Mirticeli Medeiros, da Redação do Jornalismo Canção Nova que, por ser bom,
é impressindível ser o início dessa série de outros artigos que escreverei. Vejamos:
"A Igreja colocou nas mãos dos católicos desde o ano passado um documento no qual  Papa Bento XVI traz orientações precisas a todos os que desejam, de fato, se aprofundar na Palavra de Deus. Trata-se da exortação pós-sinodal Verbum Domini, publicada pelo Vaticano em 30 de setembro de 2010, após o Sínodo sobre a Palavra de Deus, realizado em outubro de 2008.
O documento é divido em três partes: Verbum Dei, Verbum Ecclesia e Verbum Mundo. O Papa leva o fiel a fazer um percurso desde a explicação do significado do Verbo, ou seja a ‘Palavra de Deus’, à maneira como cada batizado é chamado a encarnar o ensinamento evangélico na sua vida e a anunciá-lo.
Uma curiosidade é que o Papa fez questão de enfatizar as palavras "relacionamento" e "encontro", que aparecem mais de 40 vezes nas 386 páginas do documento. O decano da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma, padre Giorgio Zevini, que participou do Sínodo de 2008 que deu origem à exortação pós-sinodal, explica porque o Pontífice privilegiou estas duas palavras na Verbum Domini.
"O Papa tem muito no coração que entre Deus e o homem se supere toda distância. Deus nos quer para si. Cada um de nós é capaz de escutar e de responder ao chamado de Deus e à Sua palavra. O homem foi criado na palavra e vive na mesma: ele não pode entender a si mesmo se não se abre a este diálogo com Deus, que é um colóquio de amor.", explicou padre Zevini.

O Biblista, que é professor de Ciências bíblicas na Universidade Salesiana Pontifícia de Roma, ao falar sobre a força da Sagrada Escritura, a qual conduz o homem a um estreito contato com Deus, elenca os frutos gerados deste relacionamento entre o Criador e o homem.
"A palavra valoriza o homem, não mortifica os nossos desejos autênticos, mas os ilumina, purificando-os e levando-os à complementariedade. Resta a nós abrir a mente e o coração à ação do Espirito Santo que nos faz entender a Palavra de Deus presente nas Sagradas escrituras”, disse.
Entender a Palavra de Deus sem desligar-se da Igreja
A palavra de Deus gera uma relação de intimidade com Deus, um diálogo capaz de transformar a vida da pessoa, segundo afirmou o biblista nos parágrafos precedentes. Por trás da mesma palavra, existe uma Igreja que por séculos sempre foi cuidadosa quanto a assimilação e difusão dos textos sacros. Muitos chegam a dizer enfaticamente: "Eu leio a Bíblia sozinho e tento vivê-la, não preciso ir à missa”. Padre Zevini, baseando-se na própria Palavra e no ensinamento da Igreja Católica, explica se este caminho de conhecimento deve sempre ser feito de forma individual.

“A escritura deve ser lida e compreendida “in Ecclesia” (na Igreja). Deus nos fala em muitas realidades, como na Sagrada Escritura, nos sacramentos, na comunidade, na história. Naturalmente a referência à liturgia como lugar privilegiado da escuta na fé tende a ligar a Palavra de Deus ao sacramento fonte e cume de toda a vida da Igreja. Na liturgia, a palavra de Deus é celebrada como palavra atual e vivente”, afirmou.
Nessa linha de pensamento, iremos semanalmente expor alguns pontos de cada capítulo da bela e exclarecedora Exortação pós-Sinodal Verbum Domini, como Palavra de Deus, Palavra na Igreja e a missão da Igreja pela Palavra para o mundo.
Abraço fraterno
Côn. Marcelo Paes

Conto com sua generosidade também em estar dando suas sujestões de temas para o blog e opinião sobre o formato que o blog está sendo apresentado

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A VOZ DE DEUS



Amados irmãos e irmãs

"Se pudésseis guardar silêncio, tomar-vos-iam por sábios" (Jó 13,5)

Estamos finalizando o mês da Bíblia e bem o profeta nos ensina: " a erva seca e a flor fenece, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente" ( Is 40,8). Permanece entre nós pela alta graça da Encarnação do Verbo (Jo1,14) e que a Igreja, como inspiração  e fundamento na  Palavra Encarnada, Jesus Cristo, nos move a pensarmos conforme os designos da força motora da nossas vidas cristãs num caminho proposto pela luz dessa Palavra (Sl 118, 105). Com essa certeza de fé na Palavra é que  a Exortação Apostólica Verbum Domini  (2010) do Santo Padre, Bento XVI,  nos orienta a cerca da redescoberta  da Palavra Divina na vida da Igreja, como fonte de constante renovação na esperança d´Ela ser mais incultida no coração de toda a atividade eclesial.
Leiamos, estudemos, meditemos, contemplemos a Palavra que nos da vida.
Abraço fraterno
Côn. Marcelo

domingo, 25 de setembro de 2011

FIÉIS?


Olá!
Até o final da tarde deste sábado (24), foram vendidos 17.500 ingressos para a partida entre Corinthians e Bahia, que acontece nesse domingo (25), às 16h, no estádio do Pacaembu. O jogo é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sou corinthiano e todo jogo, apesar de hoje não considerar-me  fanático, tenho tido a impressão de ansiedade. Sempre há no coração rubro negro a idéia que o jogo vai ser "pedreira". Mas o que meditei é sobre a discrepância da participação das pessoas em eventos como esse que acontece hoje e eventos que a Igreja Católica nos proporciona. Sei que não podemos ter uma visão restrita da ação da Igreja e a participação dos seus fiéis fazendo referência apenas a limitação geográfica comunitária de cada diocese, etc. A Igreja é muito maior do que tudo que se parece e seus princípios-propósitos são diferenciados. Todavia, pense comigo? Como pode numa tarde de domingo como hoje, num estádio específico, a aglomeração de pessoas para 90 minutos de um jogo ser de mais de 17 mil pagantes? Isso; pagantes! Pago (R$R$R$). Incrível! Ainda que venha de todo lugar, é importante salientar que as pessoas não medem esforços para estarem no estádio vendo seu time correr de lá pra cá atrás da "pelota". Agora, e a fidelidade no Senhor? As prerrogativas que são necessárias para estarem partipando da Igreja, seja no sacramentos - de modo particular missa - e ações que desejam nutrir as esperanças de um povo que luta para a paz interior, são discrepantes. Motivações, desejos, conscientização são diferentes; todavia, o que buscamos? Um mundo relativista não nos ensina a querer bem e muito bem nem tão pouco sacrificar-nos para um bem maior. Vale a pena uma auto-defesa: não se trata de moralismo nem tão pouco de uma "futebolfobia" mas do entendimento das causas e das objetividades maiores para que a vida seja  preservada e madurecida para o derradeiro dia da Páscoa individual. Ver um bom jogo deve ter causas e consequencias de sobra e isso, para a vida é bom; participar da Igreja-comunidade nas suas ações e sacramentos também tem suas causas e consequencias impressindível para a vida interior e eterna. Pensem nisso. Ah, ainda que o meu time pode estar fazendo um "acarajé" hoje com o Bahia Futebol Clube, nem vou ver o 2º tempo pois tenho duas missas a presidir, graças a Deus.
Abraço fraterno
Côn. Marcelo