Lençóis Paulista, São Paulo, Brazil
Nasceu na cidade de Botucatu - SP no dia 30 de julho de 1974. Foi ordenado presbítero nos dia 23 de abril de 1999 pela imposição das mãos do então Arcebispo Metropolitano de Botucatu, Dom Antonio Maria Mucciolo. Foi designado pároco na Paróquia N.Sra. dos Remédios no município de Anhembi - SP onde exerceu seu ministério de junho de 1999 a junho de 2004. Desde 06 de junho de 2004 é pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo de Lençóis Paulista - SP.

DÁ UMA ESPIADINHA!

LER DÁ ALEGRIA!

Internautas

Novo designe do meu blog. Espero que gostem.

Aqui encontrarão tudo que possam imaginar.
Gosto de opinar sobre diversos assuntos.
Você também pode opinar sobre os temas apresentados.
Comentem.
Abraço
CM

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PADRE PIO DE PIETRELCINA: UM SANTO DE DEUS


Meus amados irmãos e irmãs
Hoje estamos comemorando liturgicamente São Pio de Pietrelcina.
Sem dúvida um dos grandes santos no nosso século. Tenho no coração já a muito tempo a devoção à Padre Pio. Quando era coroinha do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, dos frades capuchinhos de Botucatu, meu saudoso, amado e  querido pai espiritual, Frei Afonso Maria Lorenzon, apresentou a vida do santo que me chamou a atenção. Lembro que Frei Afonso fazia eu ler alguns livros da história de Pe. Pio e tomava a lição. O mesmo teve a oportunidade de estar na beatificação do seu confrade em 1999, no Vaticano e, gentilmente trouxe santinhos, reliquia e livros do santo para presentear-me. Hoje, posso dizer:  muito devo a São Pio e também a frei Afonso, que sem dúvida, também é um santo que passou pela minha vida. Que saudades de Frei Afonso. Que bom experimentar a intercessão de São Pio.
Vejamos a história do Frade Santo, Pio de Pietrelcina.

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.
Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.
Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.
Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.
Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.
Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.
Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como "barba azul".
Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.
Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.
Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.
Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.
Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.
Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós

Recomendo assistir a filmagem da última missa de Padre Pio
Recomendo assistir o filme do PADRE PIO. Veja o trailler.

Abraço fraterno
Côn. Marcelo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

IDENTIDADE SECRETA DO HOMEM ARANHA FOI ROUBADA




É isso mesmo que vc leu! A identidade secreta do Homem-Aranha foi roubada.
Também não posso dizer que sou eu o Homem-Aranha ou que roubei sua identidade.
Sou padre e não fica bem ficar soltando teias de aranhas pela comunidade. Será que fica bem então dizer que assisti 13 vezes a edição 1ª do filme, 7 vezes a 2ª edição e a 3ª estou indo para a 5ª? E a identidade secreta do Homem Aranha acredito que definitivamente irá ser roubada em 2012 com a 4ª edição. Essa nova franquia sobre filme HOMEM-ARANHA pode ser - espero que não - um roubo da indentidade já marcada do ator que interpreta Peter Parker, Tobey Magure.
Ela - a franquia- tem um nome: The Amazing Spider-Man* (2012) que será dirigido por Marc Webb. 
É o novo filme do herói que irá reinicia-la, tendo Andrew Garfield no papel de Peter Parker.
 O filme mostrará Peter desenvolvendo seus poderes no colégio.
Lembremo-nos da triologia do Spider-man (HOMEM-ARANHA)

Homem-Aranha foi adaptado pelas telas
em três filmes dirigidos por Sam Raimi e protagonizados por Tobey Magure.
Lembram?
  • HOMEM ARANHA (2002), no qual Peter Parker ganha poderes após ser picado por uma aranha geneticamente modificada, e enfrenta o vilão Duende Verde (Willem Dafoe)
  • HOMEM ARANHA 2 (2004), no qual a vida de Peter vira um caos, e o cientista Otto Octavius (Alfre Molina) acaba por se tornar o vilão Doutor Octopus, após um experimento fracassado.
  • HOMEM-ARANHA 3 (2007), no qual Peter tem sua vida alterada após  um extraterrestre se unir a seu uniforme, e enfrenta o criminoso Homem-Areia/Flint Marko (Thomas Haden Church), assassino de seu tio Ben, bem como seu amigo Harry Osborn, o novo duende verde (James Franco) e vingar a morte de seu pai, e Eddie Brock/Venom (Topher Grace), um repórter rival que se une ao extraterrestre
* The Amazing Spider-Man é o nome de várias obras midiáticas protagonizadas pelo personagem Homem-Aranha, da Marvel Comics, incluindo uma série de revistas em quadrinhos, uma tira de jornal e uma série de televisão.

Portanto, há uma expectativa da chegada da nova edição de Spider-Man. Estamos acostumados com
os atores e atriz. Mas a minha opinião - mesmo eu não sendo crítico em cinema - vai frustar as expectivas. Vamos ver o que dá!!!
Abraço Fraterno


VIAGEM APOSTÓLICA À ALEMANHA

Amados irmãos e irmãs
Não deixemos de acompanhar a Viagem Apostólica do Santo Padre,
 o Papa Bento XVI
à Alemanha. Está acontecendo tal viagem até 25 de setembro p.f.
Veja os links:

PROGRAMAÇÃO

Viva o Santo Padre!!!
 Rezemos pelo Santo Padre
1 Ave maria
1 Pai Nosso
Glória

ALGUNS VIDEOS DA VIAGEM
1. Boas vindas no Castelo Bellevue de Berlin
http://player.rv.va/vaticanplayer.asp?language=it&tic=VA_7B2RY5PY
2.  Parlamento Alemão
http://player.rv.va/vaticanplayer.asp?language=it&tic=VA_U6I4DMP9
3. Encontro com representantes da comunidade judaica
http://player.rv.va/vaticanplayer.asp?language=it&tic=VA_P4LM8KZZ
4. Vésperas marianas com o Santo Padre na Alemanhã
http://player.rv.va/vaticanplayer.asp?language=it&tic=VA_28IYAZT5

Veja os demais vídeos no site do Vaticano

http://www.vatican.va/phome_po.htm

Abraço Fraterno
 Côn. Marcelo


TRÊS LEIS DA EVANGELIZAÇÃO



Amados irmãos e irmãs
Pensando na evangelização, pesquisei e li alguns artigos sobre tal desafio da Igreja. E, confesso que
há uma multiplicidade de palavras que sem dúvida são necessárias para que se cumpra a missão integral da Igreja. Todavia, gostaria que vocês saboreassem com simplicidade esse artigo feito à luz das palavras do Cardeal Stanyslaw Rylko,  Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.
Boa leitura!

***

"O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanyslaw Rylko, explicou as “três leis” propostas pelo Cardeal Joseph Ratzinger–Bento XVI para o processo da evangelização na qual devem estar envolvidos todos os fiéis da Igreja.
Em um artigo publicado na edição de 21 de setembro do jornal vaticano L’Osservatore Romano, o Cardeal Rylko explica a urgência da evangelização no mundo de hoje como missão insubstituível da Igreja em meio de uma sociedade relativista.
Para explicar as três leis propostas pelo então Cardeal Ratzinger, o Cardeal Rylko recorda uma exposição do agora Papa Bento XVI pronunciada em 10 de dezembro do ano 2000 na ocasião de um congresso de catequistas e professores de religião.
Naquela oportunidade, o ainda Cardeal Joseph Ratzinger se referiu à “crise de Deus” no mundo, em que “com freqüência os cristãos vivem como se Deus não existisse”.
Com essa premissa, o Cardeal Ratzinger elaborou três leis para a evangelização.
1ª Lei – Expropriação
Os cristãos, diz o Cardeal Rylko, `não somos os amos mas humildes servos da grande causa de Deus no mundo´. São Paulo escreve: ‘não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus Senhor, quanto a nós, somos seus servidores por amor a Jesus’.
Por isso o Cardeal Ratzinger sublinhava com força que 'evangelizar não é simplesmente uma forma de falar, e sim uma forma de viver: viver na escuta e fazer voz do Pai'.
A evangelização, prossegue o Cardeal , 'não é então mais um assunto privado, porque detrás sempre está Deus e sempre está a Igreja',  para o qual é necessário manter-se em constante oração.
2ª Lei - Humildade
A segunda lei da evangelização, prossegue o Cardeal Rylko, 'é aquela que aflora da parábola do grão de mostarda'. `As realidades grandes começam em humildade´, dizia o Cardeal Ratzinger. Assim, Deus tem uma predileção particular pelo pequeno.
'A parábola do grão de mostarda diz que quem anuncia o Evangelho deve ser humilde, não deve pretender obter resultados imediatos, nem qualitativos nem quantitativos, porque a lei dos grandes números não é a lei da Igreja'.
'Isso acontece(...), explica o Cardeal Rylko, ...porque o amo da colheita é Deus e Ele decide os ritmos, os tempos e as modalidades de crescimento do grão. Esta lei então nos cuida da desesperança em nosso esforço missionário, sem nos eximir de dar tudo como nos recorda isso o Apóstolo de Gentes: ‘quem semeia escassamente, recolhe escassamente;
quem semeia amplamente, recolherá com amplitude’'.
3ª Lei - A Cruz
A terceira lei tem que ver com a morte do grão de mostarda para dar fruto: na evangelização sempre está presente a lógica da Cruz.
Sobre isto dizia o Cardeal Ratzinger: 'Jesus não redimiu o mundo com belas palavras, mas com seu sofrimento e sua morte. Sua paixão é a fonte inesgotável de vida para o mundo, a paixão dá força à sua palavra'.
O Cardeal Rylko recorda, como exemplo, a força e o testemunho dos mártires de toda a história, que constituem o 'grande patrimônio espiritual da Igreja e um luminoso sinal de esperança
 para seu futuro'.
Diante dos muitos retos e desafios que se apresentam neste terceiro milênio, continua, 'a esperança não deve nos abandonar jamais. O sucessor de Pedro nos assegura que Deus também hoje encontrará novos caminhos para chamar os homens e quer ter consigo a nós como seus mensageiros e servidores'. "

*****

Como vemos, urge um despertar missionário nas nossas comunidades com a primícia da vida no Espírito Santo que foi herdada no batismo e que hoje deve ser REACORDADA para que nossas vidas sejam uma imagem de Deus vivo, com força de humildade de palavras, gestos e comportamento e sem desvencilhar da vida do Crucificado que nos iluminará para que,  em meios às tribulações, reconheçam que somos sinais de um Deus que nos AMOU ATÉ O FIM.
Abraço fraterno
Côn. Marcelo

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

E AGORA JOSÉ

JOSÉ

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, Você?
Você que é sem nome,
que zomba dos outros,
Você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio, - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse,
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja do galope,
você marcha, José!
José, para onde?
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

SAUDADES DE DEUS

Amados irmãos e irmãs
No inicio desse mês tivemos a oportunidade de realizar a leitura da carta do Santo Padre, o Papa a Bento XVI dirigida ao presidente do Pontífico Conselho para a Promoção da unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, por ocasião do XII Simpósio Intercristão, com o tema "O testemunho da Igreja no mundo contemporâneo", que aconteceu em Salônica (Grécia) de 30 de agosto a 2 de setembro. Segundo o Santo Padre "ao longo dos séculos, a Igreja nunca cessou de proclamar o mistério salvífico da morte e ressurreição de Jesus Cristo, mas aquele mesmo anúncio precisa, hoje, de um renovado vigor em muitas das regiões que por primeiro acolheram a sua luz, e que experimentam os efeitos de uma secularização capaz de empobrecer o homem na sua dimensão mais profunda. Na realidade, assistimos, no mundo contemporâneo, a fenômenos contraditórios: por um lado, registra-se uma difusa distração ou também insensibilidade com relação à transcendência; por outro, há numerosos sinais que atestam o permanecer, no coração de muitas, de uma profunda saudade de Deus, que se manifesta de modos diversos e coloca inúmeros homens e mulheres em atitude de busca sincera." Na sua força intelectual e espiritual, o Santo Padre, permitiu entendermos que há uma necessidade de assumirmos nossa dimensão missionário herdada pelo nosso batismo, para realizar a difusão da vida do Mestre e Redentor no homem,  que tão bem São Paulo escreveu a essa comunidade de Salônica (antiga Tessalônica - 316 a.C): "Irmãos, vos pedimos que o modo de agir agradando a Deus, que aprendestes de nós e já praticais, continue fazendo progressos.(...) Conheceis as instruções que vos demos em nome do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: que sejais santos"( I Tess 4, 1-3). Nosso amado Papa generosamente promove no nosso interior essa consciência sempre nova e antiga da evangelização a partir do testemunho e de sinais que atestam nosso cristianismo. Na carta, cita um trecho da belíssima Exortação Apostólica de um dos seus predecessores: "Desejo, aqui, recordar as palavras do meu venerado Predecessor, o Servo de Deus Paulo VI, quando, a propósito da evangelização, afirmava: ´Como evangelizadores, nós devemos apresentar aos fiéis de Cristo, não já a imagem de homens divididos e separados por litígios que nada edificam, mas sim a imagem de pessoas amadurecidas na fé, capazes de se encontrar para além de tensões que se verifiquem, graças à procura comum, sincera e desinteressada da verdade. Sim, a sorte da evangelização anda sem dúvida ligada ao testemunho de unidade dado pela Igreja. Nisto há de ser vista uma fonte de responsabilidade, como também de reconforto" (EN nº 77). Portanto, o apelo visnumbrador de novos ceús e novas terras do coração petrino de Bento XVI para a vida de evangelização da Igreja nesse mundo contemporâneo, cheio de facetas que o fragmenta, deve ser acolhido e aplicado conforme os projetos que as Igrejas Particulares (diocesanas) nos direciona.
Abraço fraterno
Com benção
Côn. Marcelo

FUNDAMENTO DA DIGNIDADE HUMANA

Amados irmãos
É preciso solidificar nossa vida nos alicerces que já somos agraciados por Deus.
Somos chamados a vida no Espírito. Eis a vocação do homem. A vida no Espírito.
Sabemos pela doutrina católica que a dignidade da pessoa humana se fundamenta em sua criação à imagem e semelhança de Deus. Segundo o Artigo 1º da Primeira Seção da Parte Terceira do C.E.C (Catecismo da Igreja Católica)  se reza: "em Cristo, `a imagem do Deus invisível ´ (Cl 1,15), foi o homem criado à `imagem e semelhança´do Criador. Em Cristo, redentor e salvador, a imagem divina, deformada no homem pelo primeiro pecado, foi restaurada em sua beleza original e enobrecida pela graça de Deus" (C.E.C nº 1701). E conclui: "A imagem divina está presente em cada pessoa. Resplandece na comunhão das pessoas, à semelhança da unidade das pessoas divinas entre si" (C.E.C. nº 1702). Assim, verificamos, a priori, que a sociedade humana, precisa passar por uma transformação para ter uma visão nova de humanidade, de solidariedade e de inúmeros temas socio-político, cultural, bio-médico e religioso que nos atrai.  Aqui está a VOCAÇÃO DO HOMEM: A VIDA NO ESPÍRITO, como alicerce fundamental para a visão das ciências humanas e bio-médicas como instrumento-alicerce de dignificação da pessoa humana, garantindo a liberdade de vida adequada ao olhar do Criador e Redentor e sua máxima proteção e organização para o bem comum e para glorificação a Deus. Pensemos nesse alicerce divino que o Catecismo nos presenteia para termos uma metanóia (conversão) de pensamentos, atos e progressões para a vida do homem.
Abraço fraterno
Com benção
Côn. Marcelo

SEJAM BEM-VINDOS



Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo
Sejam bem-vindos ao meu blog.
Acredito na força da evangelização principalmente pela internet.
Sabemos que a Igreja deve usar  - e está usando -  de todas os instrumentos tecnológicos e mídia para fazer com que Jesus, nosso Deus e Senhor seja amado,
e amado, glorificado.
Portanto, esse é o objetivo desse blog. Evangelizar, formar, criar possibilidades de
entendimento da vida no Espírito. Aqui estou a disposição. Blogueiros: ajude-me
a evangelizar. Uma coisa importa: que estejamos à altura do Evangelho (Fil 1,27).
Abraço fraterno e minha benção sacerdotal
Côn. Marcelo Paes